sexta-feira, 14 de março de 2014

PF investiga passagem por Alagoas de coronel procurado pela Interpol

Link: http://s02.video.glbimg.com/x240/3066189.jpg

Pedro Mato é acusado de perseguir opositores da ditadura uruguaia.
Militar teria participado de esquadrão que matou políticos na Argentina.

A Polícia Federal está investigando a passagem por Alagoas de um coronel do Exército uruguaio procurado pela Interpol. Em fotos divulgadas em uma rede social, Pedro Antônio Mato Narbondo é visto visitando praias de São Miguel dos Milagres, no litoral alagono, em companhia da esposa.
Em uma das imagens, ele está sentado em uma jangada decorativa em frente a um restaurante da região. O gerente do local, entretanto, afirma que o casal não ficou muito tempo no local. "Eles só estiveram aqui como clientes passantes. Vieram aqui e almoçaram. Nós não sabemos precisar em que época foi, já que eles não foram clientes de hospedagem e não temos nenhum registro deles aqui", explicou o gerente do estabelecimento, Wilson Domingos.
A notícia de que o militar esteve em Alagoas ganhou grande repercussão. A informação partiu de uma revista uruguaia que publicou uma matéria com fotos do casal durante a viagem.
O coronel é acusado de pertencer ao grupo mais truculento da Operação Condor no Uruguai. Em 1986, ele foi acusado de participar do esquadrão clandestino que sequestrou e matou, em Buenos Aires, o senador Zelmar Micheline e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Hector Gutierrez. Anos depois, Narbondo teria confessado a uma enfermeira o duplo assassinato dos políticos de oposição à ditadura.
Segundo a PF, as primeiras informações dão conta de que ele é uruguaio, mas responde por processo na Justiça da Itália pela morte de italianos na Argentina. O Ministério da Justiça investiga se o militar possui visto brasileiro já que, desta forma, ele não estaria irregular no país. O caso já foi encaminhado para a Interpol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário