domingo, 2 de março de 2014

Passeio ciclístico reúne fantasiados na Avenida Fernandes Lima


Após o treinamento fornecido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) para os rodoviários com o objetivo de melhorar o aproveitamento da Faixa Azul, um passeio ciclístico foi organizado, na manhã deste domingo (02), na Avenida Fernandes Lima, no Farol.
Entre as exigências para participar do passeio estavam à utilização de fantasias de carnaval. Desta maneira, os rodoviários se tornaram ciclistas por um dia. O percurso teve início por volta das 8h, em frente ao Ibama e o encerramento ocorreu na Praça Centenário, às 10h, onde houve um sorteio de três bicicletas para os participantes.
O circuito contou com cerca de 50 pessoas e reuniu fiscais, motoristas e cobradores das empresas de ônibus, além de membros da sociedade em geral. De acordo com o consultor de mobilidade urbana, André Pasqualini, a ação teve por objetivo finalizar o trabalho de capacitação que atendeu cerca de 480 profissionais durante a semana.
“Estamos desde terça-feira (25) capacitando os motoristas e fornecendo técnicas para evitar acidentes com ciclistas. Hoje queremos sensibilizar a sociedade para a importância da bicicleta”, afirma. Segundo André, os acidentes entre ônibus e bicicletas possuem mais chances de levar a vítima ao óbito do que entre carros e bicicletas.
Para isso, o treinamento envolveu noções de segurança e proteção dos veículos que transitam pela nova Faixa Azul implantada pela prefeitura de Maceió. “Toda faixa de ônibus a direita é naturalmente compartilhada com os ciclistas, isso é muito comum em São Paulo e diversas outras cidades, o passeio celebra essa experiência de convivência”, complementa.
Entre as técnicas ensinadas está o respeito à distância de 1,5 m entre o ciclista e o veículo. “Ensinamos técnicas de ultrapassagem que respeitam a distância de 1,5 m.






Nenhum comentário:

Postar um comentário