quinta-feira, 20 de março de 2014

As praias da Copa 2014 - Em meio a tantas coisas para serem arrumadas, temos a copa!

Alagoas ostenta, com muito charme e propriedade, o slogan “É Bonito Demais”. São vários atrativos: cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas, rios e 230 km de litoral pontilhado por piscinas naturais, enriquecidas pela segunda maior barreira de corais do mundo. As praias são belíssimas, emolduradas por coqueirais, falésias coloridas e dunas, onde caprichosamente a natureza colocou, lado a lado, em perfeita harmonia.  A extrema beleza das praias; a tranquilidade do mar com piscinas naturais; o verde dos coqueiros e o sol que brilha praticamente o ano inteiro contemplaram os municípios do litoral alagoano, como “As Praias da Copa”.

MACEIÓ
Maceió
Maceió é a capital de Alagoas. Belíssima cidade contornada por uma enseada de 15 praias, numa extensão  40 km  de litoral emoldurado por coqueiros, o  mar azul intenso com piscinas naturais a 2 km da orla e 22 km de lagoa – a Mundaú -, que banha o Pontal da Barra, habitado por pescadores e rendeiras que produzem o filé, artesanato alagoano. A capital, com seu rico patrimônio histórico, tombado e preservado; rede hoteleira de qualidade; restaurantes nacionais e internacionais; Aeroporto internacional; Porto; Centro de Convenções; teatros; rico folclore e feiras de artesanato integram a infraestrutura turística e satisfazem às expectativas de quem visita Maceió.
MARECHAL DEODORO
Praia do Francês
Cidade histórica e detentora de um potencial natural e cultural invejáveis. Fica às margens de um complexo de lagunas formado por ilhas e mangues.  A antiga capital de Alagoas possui um expressivo acervo histórico; diversificado artesanato e um dos maiores polos gastronômicos do Nordeste, localizado no povoado de Massagueira. O município de Marechal Deodoro também é conhecido pelas belas praias, sendo a mais famosa a Praia do Francês, um badalado balneário com infraestrutura e muitas opções de lazer. O mar tem uma cor azul cristalino, protegido por um paredão de recifes, espaço ideal para o mergulho de contemplação, e parte de mar aberto, com ondas fortes, própria para a prática do surf.
BARRA DE SÃO MIGUEL
Barra de São Miguel
Barra de São Miguel conta com infraestrutura turística e é banhada por lagoa, rios e mar. A prática de canoagem pelo rio Niquim; os mergulhos para admirar a vida marinha; os passeios de barco pela lagoa cercada de mangues são alguns atrativos desse município conhecido também, por suas belas praias. A praia Niquim é cortada por um paredão de recifes que forma uma imensa piscina; a praia Barra Mar é o agito dos que buscam emoções no balanço das ondas. Outro grande atrativo local é o passeio de barco até o vizinho município de Roteiro, onde, entre a lagoa e o mar, fica a Praia do Gunga, um recanto paradisíaco  formado por uma ponta de areia branca, que avança  mar adentro emoldurada por coqueirais.
JEQUIÁ DA PRAIA
Jequiá da Praia
Jequiá da Praia é um recanto ecológico dotado de um ecossistema rico de flora e fauna; complexo lacustre formado por três lagoas, rios e várias praias exóticas. A praia de Jacarecica do Sul é deslumbrante, contornada por formações rochosas avermelhadas, denominadas falésias, com aproximadamente 30 metros de altura, que refletem o seu colorido nas águas do mar. Outra praia bastante admirada é a Barra de Jequiá, conhecida como Duas Barras, que oferece estrutura turística: pousada, restaurante, barcos para passeios entre as belezas naturais.
 CORURIPE
Coruripe - Pituba
A beleza de Coruripe se destaca pela singularidade de seus atrativos.  O povoado do Pontal de Coruripe é um atraente destino turístico, conhecido pela exuberância de sua praia e pelo artesanato confeccionado à base da palha de ouricuri. No local, há belas pousadas e restaurantes, que atendem satisfatoriamente ao visitante. O artesanato, no povoado, divide espaço com o da palha de taboa, comercializado pela Associação das Artesãs de Feliz Deserto, município onde a natureza revela seu esplendor, a exemplo da praia do Maçunim, que fica a 12 km de Pontal de Coruripe.
 MARAGOGI
Piscinas Naturais de Maragogi
Maragogi é o segundo destino turístico de Alagoas. Destaca-se pela qualidade dos meios de hospedagem, gastronomia de frutos do mar e dos bolinhos de goma – também chamados de sequilhos-, artesanato confeccionado com a fibra da bananeira e derivados do coqueiro. O cenário da região é paradisíaco: vila de pescadores, antigos engenhos, fazendas com reservas e trilhas de Mata Atlântica, abundância de coqueirais que emolduram as praias de São Bento e Peroba, com suas águas mornas e cristalinas, que encantam os visitantes. Outro grande atrativo são as fascinantes piscinas naturais - conhecidas como galés, verdadeiros aquários formados pelas barreiras de corais.
JAPARATINGA
Japaratinga
É um importante polo turístico que conta boa infraestrutura, em se tratando de restaurantes, hotéis e pousadas de charme que se destacam pelo diferencial da qualidade dos serviços. Destacam-se também as belíssimas praias de Japaratinga e Barreira do Boqueirão, com suas águas mornas, cercadas de belezas naturais, que enche os olhos do visitante.
PORTO DE PEDRAS
Porto de Pedras
Tem uma bela paisagem entre o mar e uma encosta de pedras, além de um farol, no alto do morro, que realça ainda mais o contexto paisagístico. O cenário tropical é apaixonante. As praias de Tatuamunha e Patacho, quase intocadas, são de uma beleza incomparável. É na harmonia da natureza, entre o mar e o rio Tatuamunha,  santuário do peixe-boi,  que o turista contempla um belo cenário.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
São MIguel dos Milagres
São Miguel dos Milagres mantém um aspecto de exclusividade, representada pelas pousadas de charme localizadas nas praias do Toque e Porto da Rua. A área é considerada um dos circuitos de hospedagem mais charmosos do Brasil. As encantadoras pousadas de charme se destacam pelo conforto, aconchego, atendimento personalizado e saborosa gastronomia.
PASSO DE CAMARAGIBE
Barra de Camaragibe
Os visitantes se encantam com as belezas naturais do lugar: rios com por manguezais, topografia realçada por morros e um mar exuberante e rico na biodiversidade dos recifes de corais. As praias de Marceneiro e dos Morros encantam pela tranquilidade do lugar, e o som do vento nas palhas dos coqueiros transmite momentos de magia.
BARRA DE SANTO ANTÔNIO
Barra de Santo Antônio
As atrações naturais do município são o rio Santo Antônio, que corta a cidade; a Praia de Carro Quebrado realçada por falésias coloridas e a Ilha da Crôa, que mantém um aspecto selvagem e exótico. O município dispõe de boa infraestrutura no tocante a bares e restaurantes, onde os cardápios são encabeçados pelos frutos do mar preparados com o leite de coco.
PARIPUEIRA
Paripueira
A cidade tem um potencial invejável. Possui complexo turístico, com restaurante, recreação e barcos; aconchegantes pousadas, barzinhos e outros serviços que completam a infraestrutura do lugar. Destaque também para as praias, enfeitadas por vastos coqueirais, a exemplo de Sonho Verde e Costa Brava, onde o mar é calmo devido a formação de recifes de corais. Aliás, é no mar de Paripueira que se encontra a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário